NECESSIDADE DE ESTUDARMOS ALLAN KARDEC

A obra de Allan Kardec possui características muito especiais que fazem do seu estudo algo quase que obrigatório para toda a Humanidade. Mas estudar a codificação kardequiana é condição indispensável para quem quer possuir um conhecimento sólido do Espiritismo.

Sem nenhum demérito para os grandes escritores (e muitos deles imensamente talentosos) do Espiritismo, limitar-se a estudar outros autores é conhecer o Espiritismo, é abir mão de "beber na fonte".

Não se trata aqui de fanatismo dogmático, o Espiritismo só pede para ser estudado, conhecido de forma correta e sempre que possível, aprofundada. Em outros termos, a Doutrina Espírita não se impõe, apenas propõe e o que propõe fundamenta-se na lógica e em fatos. As pessoas acreditam se quiserem.

E mais, nossa segurança a respeito da validade dos princípios é tão grande que não nos incomodamos com os opositores, embora procuremos escutar e entender a lógica dos seus argumentos. Além disso, procuramos observar o desenvolvimento das ideias e das ciências, comparando-as, quando cabível, com o que diz o Espiritismo. Estamos dispostos inclusive a abrir mão de algum conceito espírita se os dados positivos das ciências eventualmente demonstrarem erro nesse conceito.

Recomendamos aos espíritas e não espíritas que estudem o Espiritismo e também outras doutrinas; que comparem com o Espiritismo e que por si mesmos concluam quais ideias e princípios devem ser adotados, quais as que apresentam mais segura lógica, que são convalidadas pelos fatos e que apresentam consequências morais mais semelhantes aos puros princípios do Cristianismo, com o Sermão da Montanha e com as Doutrina de Amor do Cristo.

Entretanto há alguns companheiros que apresentam resistência a dedicarem-se à leitura e estudo de Allan Kardec, argumentando que são livros difíceis, volumosos e que é melhor estudar livros que comentem as obras básicas em vez de estudarem as próprias obras básicas.

Na nossa opinião (e na opinião de eminentes espíritas encarnados e desencarnados), os livros de Kardec embora abordem complexas questões de ciência, filosofia e religião, possuem a linguagem mais objetiva, clara e compreensível do que todas as obras que abordam as mesmas questões.

Os livros de Allan Kardec são para serem lidos e meditados aos poucos, sem pressa.

Lanço um desafio para quem ainda não adotou o costume de ler e meditar esses livros com calma, constantemente. Que o façam, que mantenham em casa e estudem sistematicamente, todos os dias esses livros:

O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

Depois de algum tempo vamos trocar ideias sobre as impressões que ficaram.

Vale ressaltar, entretanto, que esse texto apresenta alguns motivos para estudar Kardec. Teríamos ainda muitas outras razões.

Postagens mais visitadas deste blog

Regressão de Memória - terapia em reuniões mediúnicas

UMA REENCARNAÇÃO DE DIVALDO FRANCO NA FRANÇA

Epistemologia do Espiritismo