DEVERES DOS TRABALHADORES DA MEDIUNIDADE


    * Por Isoláquio Mustafa e Elys Ribeiro

1. Estudar prévia e continuamente - previamente (antes de ser trabalhador da mediunidade) e permanentemente (mesmo que já seja um trabalhador da mediunidade não parar de estudar nunca) do Espiritismo – da filosofia espírita e da mediunidade. Temos o dever de estudar permanente  O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns.

Os estudos devem ser individuais e em grupo. Sugere-se que os estudos individuais ocupem entre 05 e 15 minutos por dia. Os estudos em grupo devem ser feitos na instituição espírita em que ocupemos a posição de treinandos ou monitores. O fato de já nos considerarmos preparados, instruídos no Espiritismo não é motivo para nos negarmos a participar como alunos de estudos em grupos espíritas.

(O Livro dos Médiuns Cap, II - Primeira Parte - Itens 31, 32 e 33.)

2. Atender a pontualidade – A prática da pontualidade no início e no final de qualquer atividade é a base para a organização e a produtividade. Nas atividades espíritas e particularmente nas de mediunidade a pontualidade é muito importante, inclusive por respeito aos desencarnados.

Para praticarmos a pontualidade é necessário comparecer um pouco antes do início dos trabalhados, André Luiz em seu livro Desobsessão, incida pelo menos 10 minutos de antecedência, ou seja  20, 15 ou 10 minutos antes do horário de início da atividade. Para praticarmos a pontualidade no final da atividade é preciso antes do horário de finalização, uns 10 ou 5 minutos antes, avisar aos participantes que o horário de encerramento está se aproximando, que faltam tantos minutos para o encerramento.

O horário de encerramento, no caso de reuniões de mediunidade ou de sessões de passes, pode ser vez por outra dilatado no máximo até 15 minutos, se houver presença de necessitados de última hora. Que essa dilatação, contudo, não se torne habitual, deve ser eventual e rara.

3. Cumprir a assiduidade – a assiduidade é a participação contínua nas atividades. A pessoa assídua é a que não falta às reuniões que se comprometeu. É possível haver falta, nos casos de

a) uma viagem rigorosamente inadiável...
b) um problema caseiro de grave expressão...
c) exigência profissional inopinada...
d) enfermidade súbita...
(Itens colhidos do livro Desobsessão  de André Luiz)

Casos de doença com o próprio trabalhador, se essa doença for contagiosa ou se impossibilitar o participante de descolar-se até o centro espírita onde ocorre a tarefa de mediunidade.
Todo impedimento para participar da reunião, deve sempre que possível ser comunicado com antecedência.

Se temos um compromisso com os participantes dos centros, com os diretores, com os companheiros de tarefa, o nosso dever fundamental é com o Cristo. Daremos conta ao Cristo e à nossa consciência dos nossos atos e não dos atos dos outros.

Se outros falham, exemplifiquemos cumprindo os nossos compromissos em todas as coisas.

4. Cuidar do corpo e do espírito

Cuidar da saúde do corpo e do espírito – Alimentar-se moderadamente, mastigando bem os alimentos, mastigar sem pressa, num ambiente tranquilo, sem barulho (desligue a tv, deixe o celular desconectado) evite conversar, pois a hora da refeição é “sagrada” estamos dando ao nosso corpo a energia necessária para que ele faça as atividades diárias e manter- se saudável, estamos alimentando a morada de nosso espírito!
E para isto, precisamos Consumir predominantemente alimentos naturais, variados, procurando balanceá-los, variá-los de modo a consumir quantidade adequada de:
a. Fontes de energia: carboidratos (massas, grãos, tubérculos...de preferência integrais) e lipídios ou gorduras do bem (encontrados em alguns peixes, óleos vegetais como o azeite e frutas como o abacate, castanha e cacau);
b. Fontes de vitaminas e minerais: encontrados em maior quantidade em frutas e verduras. E quanto mais colorido o nosso prato, maior a quantidade e variedade de vitaminas e minerais que ajudarão a manter nossa imunidade em alta;
c. Fontes de Proteínas: carnes magras em quantidade moderada (para quem ainda consome carne), peixes, frutos do mar, ovos e leguminosas como os  feijões, grão de bico, ervilha, lentilha, etc.
d. Água pura (potável): não esqueça de beber água, nosso corpo é feito de 70% de água. Precisamos dela para mantermos vivos. Consuma no mínimo 2,5L de água em intervalos diários.
*Além do alimento do corpo e da alma, precisamos de tempo adequado para o descanso! É fundamental e imprescindível para o equilíbrio do corpo e espírito , que tenhamos o descanso. Então, assim como precisamos de tranquilidade na hora de comer, precisamos também na hora de dormir. Esse é o momento onde recarregamos a energia, é o momento onde tudo o que fizemos no decorrer do dia será assimilado pelo nosso cérebro e as informações irão se agrupar em ordem. A falta de sono (em quantidade certa) pode impedir/dificultar o aprendizado de novas informações. o sono permite que nossos processos psicológicos possam funcionar em pleno rendimento. respeite seus ciclos de sono, respeite seu descanso.

Manter a serenidade, a confiança em Deus e a tranquilidade de consciência, que é resultado do cumprimento do dever.

Fazer exercícios moderados – contemplando atividades aeróbicas como caminhadas, natação, corrida e atividades de musculação.

Fazer acompanhamento médico com realização de exames periódicos preventivos. Usar medicamentos apenas com orientação médica e após leitura das bulas. Qualquer dúvida ou informação que possa prejudicar a recuperação da saúde deve ser levada ao conhecimento do médico ou profissional de saúde para esclarecimentos e orientações.

Liberta-se de todos os vícios como fumo, álcool e excesso de alimentos.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap XVII - Item 11)

5. Conhecer-se a si mesmo e trabalhar pela própria transformação moral. Fazer exame da própria consciência, de preferência diariamente. Seguir o roteiro de Santo Agostinho (item 919 a de O Livro dos Espíritos). Agostinho sugere ao deitar-se para dormir: lembrar das ações do dia, interrogar à consciência:

- Deixei de cumprir a algum dever?
- Alguém tem algum motivo de queixa contra mim?

Seguir os roteiros do livro Transformação Interior – que deve passar a chamar-se Transformação Moral na segunda edição.

Participar a cada 3 anos de estudos do tema autoconhecimento e Transformação Moral e fazer o exame que Emmanuel recomenda (no final do livro – TM).

– Conhecer todos os ensinos morais do Mestre Jesus. Conhecer e conviver continuamente com o conteúdo de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Praticar a lei: “Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo com a si mesmo” - “Fazei aos outros tudo o que gostaria que os outros te fizessem” - “Não fazer aos outros o que não gostaríeis que os outros te fizessem”. Sugere-se leitura evangélica todas as noites antes de dormir.

(O Livro dos Espíritos - perguntas 919 e 919a)

6. Cultivar a Humildade - Não se considerar superior a ninguém, conhecer e submeter-se às Leis de Deus; aceitar as experiências difíceis que Deus nos traga ou permita que vivenciemos. (O Evangelho Seg O Espiritismo - Cap VII - Bem Aventurados os Pobres de Espírito, O Livro dos Médiuns - Segunda Parte Cap. XXXI - Dissertações Espíritas - item XII - Mensagem de Joana Dárc).

7. Praticar a Caridade desinteressada – procurar aliviar os sofredores; esclarecer as pessoas que não conheçam a Doutrina Espírita e o Evangelho; ajudar todos os sofredores, de acordo com suas reais necessidades, com bondade e sem outro interesse a não ser servir a Deus e ao pŕoximo. Não auferir lucros de sua mediunidade.


A caridade deve ser praticada sempre e de diversas formas, conforme as necessidades do assistido:
Caridade material, espiritual e caridade do esclarecimento moral, de cuidados com a saúde, de preparação profissional, etc.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap XXVI - item 7 - O Livro dos Espíritos - Terceira Parte - Cap XII - Pergunta 893)

8. Praticar a mediunidade com recolhimento. Ao chegar à casa espírita para os trabalhos, principalmente os mediúnicos, esquecer os problemas e assuntos do quotidiano. Acalmar-se, evitar conversas perturbadoras e negativas; falar com cordialidade com os colegas de trabalho e procurar manter-se em silêncio e em sintonia com a espiritualidade maior. Se houver necessidade de falar, procurar limitar-se a frases rápidas e que digam respeito somente ao trabalho e que favoreçam o bom funcionamento dos trabalhos;
(O Livro dos Médiuns Segunda Parte Cap XVII - item 204)

9. Examinar as comunicações que recebe. Verificar  se estão de acordo com a razão e dos ensinos espíritas. Não crer sem submeter as comunicações mediúnicas e as opiniões de espíritas ao crivo da razão. Não se melindrar quando alguém avaliar as comunicações que receba. (O Livro dos Médiuns -Segunda Parte - Cap X item 136)

10. Praticar o evangelho no lar -  Convidar os familiares para reunião semanal em horário marcado na própria residência. Sugere-se leitura e comentário de uma página psicografada por Chico Xavier  e de um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

(*) - Isoláquio Mustafa – responsável pelas atividades mediúnicas do CE Amor e Caridade – no bairro da Torre em Recife PE.

Elys Ribeiro - nutricionista

Postagens mais visitadas deste blog

Regressão de Memória - terapia em reuniões mediúnicas

UMA REENCARNAÇÃO DE DIVALDO FRANCO NA FRANÇA

Epistemologia do Espiritismo