A regressão de memória consiste em uma operação psicológica que visa recuperar recordações arcaicas, mantidas nas sombras do inconsciente. Nessa operação, participam pelo menos duas pessoas. Uma pessoa exerce o papel de agente; é o indivíduo que realizará sugestões verbais e mentais. Esse indivíduo também aplicará passes longitudinais para provocar a regressão e transverssais com o objetivo de encerrar o processo de regressão e "trazer" o passivo à condição normal de consciência e ao presente. Vide "O Problema do Ser, do Destino e da Dor" de Léon Denis. A outra pessoa é o sensitivo, que assume a postura passiva, que deve ter a pré-condição de entrar numa situação especial do sistema nervoso, chamada "transe". Esse passivo pode ser qualquer pessoa em tese, mas para fins de tratamento desobsessivo é um desencarnado em profundo desequilíbrio moral. Existem algumas controvérsias entre estudiosos do Espiritismo sobre a adequação da regressão de memória como
Divaldo Franco há cerca de 40 anos, foi à Paris pela primeira vez, hospedando-se na residência de familiares de um casal amigo residente no Rio de Janeiro. Assim ele relata o episódio: " A primeira noite naquela capital foi-me tormentosa, não conseguia conciliar o sono. Pela manhã, sentindo-me estranho, pedi permissão ao casal anfitrião para sair para caminhar um pouco, sentia uma aflição interna, um desassossego, comecei a andar, desci uma escadaria qualquer, peguei um metrô qualquer, e quando eu estava no metrô pensei; meu Deus, o que está acontecendo comigo?, um impulso estranho toma conta de mim . O metrô me levou a uma estação terminal, parou e eu saltei como todo mundo. Subi a superfície e vi vários ônibus, alguns dos quais escrito "versaion", entrei no ônibus e depois de algum tempo o ônibus passou perto de um bosque, pedi ao motorista para descer do veículo, pois uma força imperiosa levou-me a saltar. Eu saltei e reconheci o
Não pretendo esgotar o assunto. O objetivo desse artigo é servir de base à breve apresentação que vamos fazer em reunião de discussão para fundação de um grupo ou instituto de pesquisas espíritas em Recife. Apelo, contrariamente à ideia de que esse trabalho seria completo, para os amigos que opinem, critiquem e completem essa pequena dissertação. Vamos colher ensinos espíritas que possam nos conduzir a construir uma sugestão para redação de um Termo de Referência para o grupo de pesquisas. A principal e quase totalidade da fonte dos ensinos espíritas são colhidos dos trabalhos de Allan Kardec. Como poderíamos definir o Espiritismo? Qual o seu campo de pesquisas, seu objeto material? Quais os métodos adequados à pesquisa espírita? Qual o seu objeto formal? O Espiritismo se relaciona com outras ciências? Adota métodos de outras disciplinas científicas? Poderia contribuir para elucidar fatos que as ciências ainda não puderam fazê-lo? Inicialmente dizemos que o Espiritismo estuda o