O CICLO DA TRANSFORMAÇÃO MORAL


  1. Amai a Deus sobre todas as coisas. Estude “Das Causas Primárias” em o Livro dos Espíritos e a existência de Deus em A Gênese. Observe a obra divina em torno de você. Procure identificar a Inteligência, a Beleza, a Sabedoria, a Misericórdia e o Amor de nosso Pai em todas as coisas. Ame, deixe seu coração enternecer-se com Deus. Estude As Leis Morais que está em O Livro dos Espíritos e também em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Submeta-se às leis de Deus, com respeito, veneração…. Amor.


  1. Amai o próximo como a si mesmo. Lembre-se que todos somos irmãos, filhos do mesmo pai que é Deus; que tudo o que fizermos ao próximo o mesmo é que fazê-lo a Deus e a Jesus. Visite os enfermos, os encarcerados, perdoe sem condições a todos, ajude os sofredores.


  1. Estude o roteiro de transformação moral. Atualmente: Transformação Interior de Jussara Korngold. Participe das aulas, das dinâmicas a respeito das 13 virtudes de Benjamin Franklin e de O Sermão da Montanha.


  1. Mentalize você futuramente. Um ser virtuoso. Deseje ser esse ser superior, que vive com total equilíbrio interior, que estende nobremente as mãos aos sofredores, que os ergue em nome de Deus. Quando você for esse ser transformado e nobre, viverá em ambiente feliz, de uma beleza tão grande que ainda  é desconhecida de nós pobres mortais. Deseje ser esse ser superior. Se você seguir o roteiro do Sermão da Montanha, a moral do Cristo, você chegará lá mais rapidamente.


  1. À noite ou em outro horário mais conveniente, lembre-se de suas ações do dia. Faça perguntas a respeito do próprio comportamento. Como Santo Agostinho ensinou em o Livro dos Espíritos questões 918 e 919. Anote (mantenha essas anotações em sigilo – são só para você e para sua consciência) o que precisa melhorar, anote ações e atitudes que precisa melhorar ou adotar.


  1. Procure destruir o mal que ainda há em você. Jesus ensinou que é preferível cortar um pé ou uma mão se for motivo de escândalo a termos dois pés e duas mãos e sermos condenados no pós morte. É um ensino simbólico: para livramo-nos do mal, vale a pena fazermos esforços concentrados e fortes. Se Deus, por outro lado, enviar algum sofrimento para você aceite-o como uma ajuda para libertar-se do mal, do vício, do apego às coisas, aos prazeres inúteis, às vaidades terrenas. Aceite pacientemente as humilhações, as ingratidões, as perdas. Quando a dor te visitar, lembre-se: “A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos”. Lembre-se também que o sofrimento passa, mas os benefícios de uma dor pacientemente suportada valem para a Eternidade.


  1. Se o pensamento do orgulho, sutilmente visitá-lo, rejeite-o com energia. Nunca pense que você é superior. Nunca pense que você consolidou uma virtude, que é detentor de méritos especiais. Você pode ser surpreendido pelo mal que ainda está em você. A verdadeira e definitiva transformação demandará muitas reencarnações. Esse roteiro é apenas um caminho, ou melhor, o início do caminho. Não garante conclusão imediata da busca pela virtude. Ainda não conseguimos eliminar o mal que está na nossa alma, nas profundezes do nosso espírito. Mas para chegar a um objetivo posto à distância, é preciso dar o primeiro passo.


Repita o ciclo a partir do passo nr 1.

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA DO QUILO - RESUMO

Estatutos de centros espíritas

UMA REENCARNAÇÃO DE DIVALDO FRANCO NA FRANÇA